A rejeição que deu notícia

O credenciamento dos blogs na semana de moda de Nova York virou notícia em vários lugares. O não-credenciamento do Moda pra ler no SPFW virou notícia também. O blog amigo Oficina de Estilo colocou uma notinha ontem e hoje foi a vez do Chic, com direito a entrevista.

Fica a torcida para que na próxima edição das semanas de moda os blogs brasileiros também ganhem o direito de cobertura.

Reprodução da matéria do Chic:

Cobertura blogueira agora é oficial, na Olympus Fashion Week
13.09.2006

Quando os blogs surgiram, houve uma revolução no jornalismo: o internauta, antes consumidor de informação, tornou-se produtor de conteúdo. Passada a novidade, veio uma espécie de preconceito contra tais sites - mesmo com boas coberturas independentes, era difícil para esses internautas conseguir passe livre em eventos.

O Olympus Fashion Week saiu na frente e, nesta temporada, credenciou 40 blogueiros norte-americanos. Segundo os organizadores, os critérios foram visitação e o fator auto-referente do blog - sites que o internauta usa para se promover não ganham convite.

Segundo matéria do Wall Street Journal, blogueiros não eram atraentes para assessores de imprensa por suas críticas irônicas e pouca audiência. Foram os novos designers que perceberam o quanto essa mídia é interessante: como o número de desfiles em NY aumentou 25% desde 2001, os jornalistas "oficiais" não davam conta de ir a todos os desfiles - e geralmente eram os novos designers que ficavam sem receber crítica. E é aí que entra o blog, com sua cobertura não-oficial e, o melhor, sem deadline para publicar os comentários.

A volta por cima dos blogueiros é tanta que agentes importantes, como os da marca Jill Stuart, criaram departamentos focados na pesquisa da influências dos blogs nas vendas. E mais: agora blogs são rentáveis. Um anúncio no site Perezhilton pode custar até R$ 50 mil. Outra novidade são blogueiros que assinam artigos em grandes veículos - caso das meninas do GoFugYourself, que assinam textos no site da New York Magazine, e Scott Schuman, dono do Thesartorialist, que também escreve no Style.com.

No Brasil

Parece que os organizadores das semanas de moda nacionais ainda não entenderam a importância da cobertura blogueira. Apesar de o país não ter tantos blogs como nos EUA (tanto no quesito quantidade como no quesito qualidade), é preciso ficar atento aos poucos blogs dedicados à moda no Brasil.

Laura Artigas, jornalista que mantém o ótimo Modapraler, tentou credenciamento para a última edição do SPFW e não conseguiu: "Sequer explicaram o porquê. Já cobri o evento outras vezes, para veículos grandes. Depois que blogueiros foram credenciados para a semana de moda de Nova York, talvez os organizadores daqui mudem de idéia". No blog de Laura há entrevistas, dicas de exposições ligadas à moda e pesquisa sobre ilustração de moda, assunto que ela adora.

Alguns dos blogs que estão cobrindo a Olympus Fashion Week:

Bag Trends - sobre bolsas, é mantido por Pamela Pekerman, 22 anos, convidada para mais de 20 desfiles;
Fashion Tribes - analisa bem as tendências, mas também satiriza as celebridades que vão aos shows;
Fashion Addict Diary - faz comentários incisivos sobre os desfiles, do tipo "a gente não gosta". Também faz piada de celebridades.

Adelaide Ivánova

Comentários

  1. Bom, aqui no Brasil é tudo muito complicado. Demora demais para cair a ficha.
    Eu, como assessora de imprensa, já incluo os blogueiros em meu mailing. Isso já há algum tempo.
    Talvez por eu ser tb blogueira, vejo a importância desse meio de comunicação mais rápido e focado.
    A Laura mesmo já cobriu um dos eventos que divulgo, a Mostra Acessórios.
    E eu fiz questão de convidar ela e outros blogueiros bacanas de moda. Todos foram! Foi uma cobertura diferente, mais livre e com matérias e notas criativas.
    Eu tb percebo que alguns assessores já me incluiram em seus mailings. Recebo informações. Tô achando bárbaro!
    Laura, quero ver vc cobrindo o SPFW, estou torcendo!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Aguarde novidades, gactammm - acho que vamos mexer nossos hashis
    ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog e toda a força do mundo para continuar lutando!
    Os blogs merecem um lugar ao sol!:)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. eu sei como é não receber a resposta da asessoria !
    mas vc vai conseguir !
    adorei o blog. o conteúdo é ótimo !
    parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Arrasa, gata! Tomara que todo o episódio vire história (for real!) e qe dê resultados bons pra todo mundo! A gente tá super na torcida!!!!

    ResponderExcluir
  6. Lalinha,
    sou seu leitor, mas preguiçoso para emitir comentários. Simplesmente gosto do que você escreve e comenta.
    Sucesso.
    Sigo seu leitor.
    Regis

    ResponderExcluir
  7. obrigada todos que comentaram e ao meu fofo pai que conseguiu comentar pela primeira vez aqui!

    ResponderExcluir
  8. que bacana não laura que aos poucos os jornalistas importantes do brasil não se coloquem contra os blogs ; )) mas o mecenas do paulo borges mudar de posição deve demorar mais um pouquinho infelizmente

    ResponderExcluir

Postar um comentário