Esse é parceiro!



Esse mês a Vogue e a Elle americanas trazem logo nas primeiras folhas a campanha do perfume Amber Nude que o Tom Ford fez com a Estée Lauder. A Elle que traz a Madonna na capa ficou até com cheiro do perfume em função daqueles mostradores de canto de página. A cantora, por coincidência, foi uma das primeiras celebridades a usar as criações de Ford quando o criador assumiu a direção criativa da Maison italiana.

Essa história de estilista e perfume é antiga. Provavelmente, você leitor deve usar algum perfume que tem nome de estilista ou tem o nome do estilista como subtítulo (Carolina Herrera, Angel de Thierry Mugler, Ralph Lauren...)

Quem começou essa história foi ela, a responsável por usarmos roupas confortáveis hoje em dia, Gabrielle Coco Chanel. Em 1921, ela e seu perfumista criaram o Chanel 5 para atender as pobres mortais que queriam ter algum item da sua marca, porém, não tinham o dinheiro para adquiri-lo. Quem pingava a fragrância estava usando a grife mais famosa do mundo. E até hoje é assim.

Voltando ao Tom Ford. Ele foi o responsável por ressuscitar a Gucci e também assinava as roupas da YSL. Largou tudo e volta triunfalmente se associando a uma grande marca de cosméticos. O que ele fez é uma forte tendência de mercado: marcas em geral se associam a nomes da moda para ganhar força, melhorar ou mudar a imagem, atrair ou cativar seu consumidor.

Aqui no Brasil essas sociedades estão ocorrendo com grande freqüência. Algumas já estão consagradas, outras tímidas, mas acredito que isso será uma ação comum em tempos que a moda está na moda.

Curioso notar que muitos estilistas não são conhecidos do grande público e assinam produtos para marcas populares. A intenção, porém, é trazer um diferencial explícito ao produto, para leigos e escolados.

Os estilistas Isabela Capeto, Jum Nakao e o coletivo que assina hoje a Cavalera pintaram painéis removíveis para serem revezados na porta da geladeirinha de 80 litros, Brastemp Pla. E não é barata, custa em média R$ 1.500,00. Pelo mesmo preço é possível comprar refrigeradores comuns de marcas famosas. O produto está em destaque no site. Ano passado a marca de eletrodomésticos dividiu o espaço no Happy Bazar com UMA, Lucy in the Sky e A Mulher do Padre. O que ela fazia num espaço que reúne marcas de moda? Promovia sua coqueluche fashion oferecendo-a a preços mais convidativos.


A designer Isabela Capeto já assinou relógio que os compradores do shopping Morumbi ganhavam de brinde em época de Natal. Junto com a carioca estava seu companheiro de profissão Marcelo Sommer. Ele também já fez sua investida com outras marcas, entre elas a Melissa. Os sapatos de plástico ganharam salto fino na mão do designer.

A Melissa vem apostando em estilistas para renovar seus calçados, hoje assinam para a marca Amir Slama da Rosá Chá, Glória Coelho, Thais Gusmão e Alexandre Herchcovith, além deles, os Irmãos Campana e o egípcio Karim Rashid, que não são criadores de moda.

A jovem Thais Gusmão ficou famosa por suas calcinhas com estampas divertidas. No site oficial conta que além da Melissa ela também trabalha em parceria com a Johnson & Johnson, participando das estratégias de lançamento do absorvente Carefree, e com a marca de bebidas Freixent que aproveitou as lojas de underwear da estilista como ponto de venda para o seu champagne. Tudo, claro, devidamente customizado em embalagens especiais.

O campeão em associação de marca é Alexandre Herchcovitch. Além da Melissa, ele empresta seu nome e criatividade para roupa de cama da loja Zêlo, xícaras da Tok Stok, celulares Motorola, entre outros. No São Paulo Fashion Week ele promoveu duas novas parcerias: tinturas Koleston (Wella) e MC Donald’s. Para a lanchonete mais famosa do planeta ele fez um novo uniforme e desenhará uma camiseta cujo objetivo da venda é reverter os custos para a fundação Ronald Mc Donald que cuida de crianças com câncer. Além de sua própria marca ele também desenha para a Cori. Tem até uma loja que apresenta todos os produtos do estilista: http://www.herchcovitchloja.com.br/ .

A lista de parcerias de marcas de moda não para por aí: a Colcci fez roupas para a Coca-Cola; a Rosa Chá fez sacolas para o Pão de Açúcar. Lorenzo Merlino com a marca de rações Purina... Ao que tudo indica as marcas querem a novidade, a sofisticação, a renovação que a moda carrega junto com ela.

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Ainda dentro desse assunto tem os grandes estilistas desenhando para lojas populares, como Karl Largerfeld e Stella Mc Cartney para a rede sueca de lojas H&M; e em escala brasileira Walter Rodrigues e Raia de Goye fazendo o mesmo para a C&A. Porém, roupa com roupa fica para outra vez.

Imagens:

1 Campanha do Perfume Amber Nude

2 Painel Isabela Capeto para a Brastemp

3 Herchcovitch entre Melissas - http://www.bitsmag.com.br/conteudo/estilo/burburinho16.htm

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