fi-fi da Céline

Céline provavelmente não é a primeira marca que você leitor(a) lembra quando pensa na semana de moda de Paris. A grife também não é uma unanimidade nos livros de história da moda... Porém, a coisa está mudando.



A responsável pelo burburinho todo em torno da Céline é Phoebe Philo. A estilista é diretora criativa da grife desde outubro de 2008. Recentemente ela deixou muita gente com vontade de ter um short de couro.


Céline
primavera verão 2010/2011




Aqui um breve histórico:

Phoebe Philo nasceu em Paris, filha de ingleses. Foi criada em Londres. Ganhou sua primeira máquina de costura ainda na adolescência e estudou na Central Saint Martins. Na faculdade já mostrava seu lado minimalista. Seus croquis lembravam as criações de Helmut Lang e Jill Sander. Ela foi colega de Stella McCartney, com quem foi trabalhar na Chlóe. Ela substituiu a filha de Paul na Maison (parece que foi nesse momento que as duas se desentenderam). Sua contribuição para a Chlóe foi grande. Entre 2001 a 2005 a grife teve êxito comercial. A estilista deixa o emprego em seu auge para cuidar dos filhos e volta a trabalhar em 2008 a convite da Céline.

Céline é uma marca francesa fundada em 1945 por Céline Vipiana. A princípio fazia sapatos infantis sob medida. Nos anos 60 a grife diversificou. Passou a fazer acessórios femininos e em seguida criou a linha de roupas femininas. Suas clientes eram as senhoras de fino trato dos bairros tradicionais de Paris. O slogan da grife era “moda para todos“. A marca primava pela qualidade, então, chamou a atenção do gigantesco império do luxo, a LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) que arrematou a marca em 1996. A Céline tem uma tradição no uso do couro. O material é recorrente nas coleções em função da história da casa na fabricação de artefatos do material.

Céline Vipiana

Publicidade da Céline quando só vendia calçados infantis.


Em 1997 o grupo escalou o americano Michael Kors para a direção criativa onde permaneceu até meados de 2004. Na seqüência entrou Roberto Menichetti (que assinava a Burberry e hoje tem marca própria) e a croata Ivana Omazic, que fica de 2005 à 2008 ( no google fora a passagem pela Céline, só achei o perfil dela no facebook). Aí começou o reinado de Phoebe Philo.

Resort 2010 - primeira coleção de Phoebe Philo para Céline






Na pesquisa que fiz sobre a grife encontrei uma frase interessante de sua fundadora:
“As mulheres pegaram logo o espírito da coisa. Perceberam que a roupa da Céline era prática e fácil de cuidar. A mulher que viaja prefere levar coisas leves na mala, e que permaneçam asseadas e impecáveis. Por exemplo, usar saia e blusa, combinação que eu fiz famosa, não estava na moda. Todo mundo preferia vestido”.

Olhando as coleções da Céline, realmente a grife não se destaca por seus vestidos. Quando observo seus desfiles logo penso no guarda-roupa de uma mulher moderna, bem sucedida, prática, elegante em que há jogos de calça, blusa, saia, camisa, prontos para a análise combinatória.

campanha Céline primavera/verão 2010
fotos: Juergen Teller





Em matéria sobre Philo, a revista T do NY Times contextualiza bem seu o estilo dizendo que sua volta foi um novo fôlego à moda que estava dominada pela imagem da “glamazon”. Sabe aquela mulher poderosa e sexy, imposta pela Vogue Paris (leia-se Carine Roitfeld e da Emmanuelle Alt ), e muito bem traduzida por grifes como Balmain e Givenchy.

campanha Céline outono inverno 2010/2011
fotos: Juergen Teller





Em um vídeo do style.com Philo usa o adjetivo “austero” para explicar sua coleção para o verão 2011. No último desfile prestem atenção nos macacões, e na mistura entre azul e marrom. A roupa que propõe é para uma mulher que não tem necessidade de exibir o corpo, que preza a alfaiataria e cortes clássicos, contudo nunca básicos demais. A sensualidade é discreta, está no jogo sutil da silhueta. Ela anda flertando muito com os 70´s, nas pantalonas e nas proporções de largo e justo.

Céline primavera verão 2011








O retrato que abre a matéria faz parte do editoral protagonizado por Phoebe e clicado por David Sims para a revista The Gentlewoman.



Comentários

  1. nota 10! clássico com um toque de charme! também gostei muito das cores e da combinação das pecas....

    Bjos!

    Roberta Laux

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  2. Que trabalho belíssimo, gostei muito das coleções!

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  3. Obrigada pelo post super instrutivo e gostoso de ler!

    Como iniciante no mundo da moda, adorei ler sobre uma grife que, embora não seja uma das lembradas na PFW, tem consolidado sua posição no mercado.

    Beijo!

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  4. tudo ficou tão mais claro ao saber que ela é da mesma escola que a Stella.
    Sorte que a Phoebe optou pelo brilhantismo.

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  5. Pra mim, que não entendo lá grande coisa de gripes... é super legal ver posts assim.
    Parabéns.


    Erica France
    www.modatenis.com.br

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  6. mtt legal seu blog mt msm
    to seguindo
    segue la? http://estilolauraa.blogspot.com/

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